sexta-feira, agosto 05, 2005

Especial Pat Metheny!!






Pat Metheny (n.1954)


Pat Metheny é, sod diversos aspectos, um produto dos novos tempos do jazz. Dotado de uma técnica soberba, adquirida rapidamente, cedo tocou com alguns dos melhores nomes da actualidade, como Gary Burton, Michael Brecker, Jack Dejohnette, Charlie Haden, OrnetteColeman, entre outros.

Construiu, através do tempo, uma carreira sólida, tendo trabalhado, numa primeira fase numa empresa discográfica de grande prestígio na música moderna a ECM, posteriormente assinou com a Geffen, uma discográfica de cariz mais pop e finalmente assina com a gigantesca discográfica, Warner Bros.

A sua vertente jazz-rock, fe-lo ter videoclips exibidos na MTV. Porém, segundo os críticos Richard Cook e Brian Morton, "Metheny tornou-se uma figura-chave na música instrumental dos últimos 20 anos. Já a sua estatura como músico de jazz está mais sujeita a discussão..." Sejamos justos: tal julgamento decorre do facto de que Metheny é um músico que estuda e escreve muito, está aberto a inúmeras influências, e principalmente toca e grava muito.

Neste processo, os seus trabalhos "atiram" em
várias direcções, e é inegável que acaba por produzir alguns trabalhos de carácter mais comercial, ainda que agradáveis e perfeitamente executados! O que é admirável em Metheny, é que em algumas obras ele cria uma música espantosamente densa, radical e quase anárquica: Song X com (Ornette Coleman) e Zero Tolerance for Silence, que podem ser tudo, menos trabalhos de um músico preocupado em agradar. Por outro lado, sem dúvida que as suas gravações em trio são realizações jazzísticas extremamente válidas, vejamos por exemplo TRIO 99 - 00 ou Question & Answer.

O único grupo que alguma vez recebeu 7 prémios Grammy consecutivos, ocupando um território musical quase indefinível, Pat Metheny Group traz agora o 12º album de estúdio, THE WAY UP.

São 68 minutos corridos, compostos pela energia criativa insaciável de Metheny e Lyle Mays, fruto de um historial dos quase 30 anos em que estes artistas estão juntos. Com uma profundidade estrutural sem precedentes e uma imaginação sem limites, Metheny volta a demonstrar a sua capacidade de improviso e composição sem paralelo partilhando o holofote, generosamente, com os outros membros do grupo.

Tendo chegado a um patamar jamais alcançado como compositor, Metheny identifica THE WAY UP como uma forma de "protesto contra um mundo onde o medo se torna numa arma cultural e politica, um protesto contra um mundo onde uma falta de nuance e detalhe é considerado como algo de positivo, um protesto contra uma cultura que prefere aquilo que pode ser consumido em pequenas porções por oposição aos esforços e feitos que só podem resultar de uma vida de trabalho e estudo."

Uma peça simplesmente espantosa e emocionante onde mesmo sem letra e texto se conta uma história. Como o nome indica, um trabalho ambicioso, inspirador e ascendente!

Discografia


Cumprimentos a todos!!!! paz... by: Guitar player


Sem comentários: